O marketing por e-mail é um dos métodos mais
eficientes para atrair clientes.
Este estudo mostra como pequenas alterações de design e
texto podem ter um grande impacto nas taxas de abertura dos e-mails e cliques
no link do seu Blog/site.
O objetivo é aumentar as taxas de abertura dos seus
e-mails e os cliques no link do seu site. Em outras palavras: aumentar suas
reservas.
1) Use frases curtas e inteligentes na linha de assunto.
Lembre-se
disso: metade
1 dos
assinantes decidirá se quer abrir seu e-mail apenas olhando para a linha de
assunto. Linhas de assunto com até 30 caracteres têm resultados
acima
da média na taxa de abertura de e-mails.
E linhas de assunto ainda menores, com até 10 caracteres, apresentam a
taxa
mais alta de abertura de e-mails.
Não tem problema se você precisar de mais de 10 caracteres
no assunto de um e-mail. Mas a concisão vai ajudar você. Vá direto ao ponto.
Evite o uso de jargão, termos vagos e mensagens com muita cara de propaganda.
Além disso, não se esqueça: palavras como "gratuito",
"oferta" e "dinheiro", assim como excesso de pontos de
exclamação, erros de ortografia e palavras todas escritas em
maiúsculas podem jogar sua mensagem direto na pasta de spam.
2) Não deixe de preencher o campo “De”.
É no campo
"De” que os destinatários veem quem mandou a mensagem. Para que eles
reconheçam imediatamente suas mensagens, use a marca ou o nome do seu
estabelecimento. Não use o nome de um funcionário nem um endereço de e-mail, o
que é pior ainda. Um assinante vai se lembrar dos momentos maravilhosos que
passou no Hotel Silva. Mas marcará um e-mail de João da Silva ou de
João@Silvahotels.com como spam.
3) Valorize o pré-título.
O pré-título fica acima do
título no corpo dos e-mails. Use-o para dar continuidade à linha de assunto e
fazer com que o leitor abra a mensagem, porque a maioria dos provedores de
serviços de e-mail mostra o texto das primeiras linhas do e-mail na
visualização da caixa de entrada. O pré-título permite que você controle exatamente
o que aparecerá nesse espaço, sem precisar alterar a mensagem. Resuma a
mensagem em até 100 caracteres. Venda seu peixe, não perca tempo com coisas
desnecessárias como “Não está conseguindo ver este e-mail?” ou “Entre na nossa
lista”.
4) Tenha um plano de ação claro.
Essa é a parte
mais importante. Qual é a coisa mais importante que você quer que o leitor
faça? Reservar agora? Curtir o hotel no Facebook? É importante que o texto, as
imagens e o design colaborem com seu plano de ação.
5) Use um design limpo e consistente.
Na primeira
olhada o leitor já deve saber qual é a informação mais importante na mensagem.
Coloque um título que chame a atenção e os subtítulos menores e com menos
destaque. Informações jurídicas e links para preferências de gerenciamento
devem aparecer em fonte pequena, mas legíveis. Se a sua mensagem for longa, use
subtítulos para quebrar o texto em partes fáceis de ler, com até três linhas
por parágrafo.
6) Não confie em imagens.
A maioria dos clientes de
e-mail bloqueia as imagens. Elas só são vistas quando os leitores autorizam a
exibição de imagens de um determinado remetente. Se confiar apenas em imagens,
você corre o risco de perder leitores sem paciência para mensagens cheias de
quadros em cinza. Ou pior: sua mensagem pode acabar no lixo. Muitos filtros de
spam procuram mensagens compostas apenas por imagens. Eu realmente recomendo
usar imagens vibrantes nos e-mails. Mas não se esqueça de incluir legendas,
texto e títulos em HTML.
7) Use botões que chamem a atenção.
Os botões chamam a
atenção para algo que você quer que o leitor faça, como: "Reserve
agora", "Saiba mais". Eles não são imagens incorporadas, são
criados com códigos HTML. Como fazem parte do código da mensagem, esses botões
aparecem mesmo que os leitores não ativem a exibição automática de imagens.
Dica adicional:
teste antes de clicar em Enviar. Crie
uma lista de funcionários e amigos para revisar cada e-mail antes de você
enviá-los para os assinantes. A lista de teste deve incluir endereços dos
servidores de e-mail mais conhecidos, como Gmail, Outlook e Yahoo. E não se
esqueça da visualização para dispositivos móveis. Quase
metade de
todos os e-mails são lidos em dispositivos móveis. É importante que a mensagem
apareça legível em smartphones e tablets.